08 dez 2016

Mozart é pop. Duvida?

Orquestra Filarmônica de MG

A notícia divulgada pela Revista Billboard de que a coleção “Mozart 225: The new complete edition” é a campeã de vendas em 2016 não deixa de ser curiosa. O compositor morreu em 1791, aos 35 anos e continua poderoso.

Por mais que sejam 225 CDs, com vendas computadas isoladamente, quando Mozart desbanca grandes astros da música pop contemporânea é mais um sinal de que popularidade – além de genialidade e vários outros atributos – é o forte.

Sexta e sábado a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais interpreta uma obra inacabada dele. Advinha? Os ingressos para apresentação de sábado já estão esgotados e, por isso, haverá a sessão extra na sexta. O compositor austríaco foi o homenageado do ano na série “Fora de série”.

O maestro Fabio Mechetti será o regente. Serão executados os concertos A Clemência de Tito, K. 621: Abertura; Concerto para clarinete em Lá maior, K. 622, e o Requiem, K. 626 com participação do clarinetista principal da Orquestra, Marcus Julius Lander, da soprano Mariana Ortiz, da mezzo-soprano Luisa Francesconi, do tenor Luciano Botelho, do baixo Saulo Javan e do Coral Concentus Musicum de Belo Horizonte, sob regência de Iara Fricke Matte.

Todas as obras foram compostas no ano de morte dele, em 1791. O Requiem, K. 626 é uma das missas mais famosas de Mozart. Encomendada naquele ano foi deixada incompleta e finalizada por Franz Xaver Süssmayr, um dos discípulos do austríaco.

Serviço

O QUE? Filarmônica De Minas Gerais apresenta “Requiem”, de Mozart. QUANDO? 9 dez, 20h30 e 10 dez 18h. ONDE? Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090, Bairro Barro Preto, (31) 3219-9000). QUANTO? Entre R$ 17 (meia) e R$ 98 (inteira).

Gostou? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Cursos em BH qualificam músicos para empreender

Em 2017, o mercado de música no Brasil teve aumento de 17,9% em relação a 2016 e apresentou uma média mundial de crescimento de 8,1%. Foi o que apontou o relatório do Mercado Fonográfico Brasileiro e Mundial divulgado neste ano. Em Belo Horizonte, o mercado da música, principalmente o autoral, cresce não é de hoje. […]

Leia Mais

Musical ‘Elza’ em BH: conheça as mineiras que interpretam a cantora

Laís Lacôrte, Janamô e Julia Tizumba além de serem multiartistas mineiras, dividem agora um mesmo papel: o de Elza Soares. As três fazem parte do elenco, de 7 mulheres, que dão vida à protagonista no musical que chega a BH nos dias 24 e 25 de novembro. A direção é de Duda Maia, direção musical […]

Leia Mais

Legado musical: ‘Álbum Branco’ dos Beatles completa 50 anos

Em 1968 um quarteto da pequena cidade de Liverpool, no interior da Inglaterra, revolucionou a indústria audiofônica mundial ao lançar o disco conhecido como ‘White Album’. Uma das obras primas dos Beatles influencia a música até hoje. Nesta semana, o álbum completa 50 anos e ainda ganha edição especial para colecionadores. Dessa forma, entrevistamos especialistas […]

Leia Mais

Comentários