Imperdível: Matheus Nachtergaele faz temporada de monólogo em BH

 

Crédito: Marcos Herme

Assim que o agito de carnaval chegar ao fim a agenda teatral de Belo Horizonte volta a tomar fôlego e em grande estilo. Matheus Nachtergaele faz temporada do monólogo Processo cons(c)erto do desejo no Centro Cultural Banco do Brasil. O espetáculo estreou em 2015 e desde então o ator planeja uma temporada na capital mineira. Matheus não queria fazer um simples fim de semana.

O espetáculo em questão é muito especial para ele. Matheus encena poemas escritos pela mãe, Maria Cecília Nachtergaele. São 30 textos guardados durante anos e anos até ele ter coragem e preparo para transformá-los em arte.

Maria Cecília se matou quando Matheus tinha três meses. A causa da morte foi mantida em segredo durante muitos anos, até que na adolescência o pai o convidou para uma conversa séria. Contou toda a verdade e, de presente, os escritos da mãe. Ficaram guardados até renascer como teatro.

Os versos de Maria Cecília falam de amor, de afeto, de rotina, de vazios, de medo. Ela era feminista. Sensível. Intensa. O filho, agora arauto das palavras dela, vive na ficção uma mulher à frente do tempo dela.

No ano passado Matheus Nachtergaele encenou a peça dentro da igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes. Foi quando vi. Naquele espaço Processo de cons(c)erto do desejo ganhou ares de liturgia. “É o compartilhamento de uma melancolia sincera”, escrevi na época para o Estado de Minas.

Crédito: Thyago Andrade / Tiradentes em Cena

A dramaturgia da peça alterna os versos de Maria Cecília com o processo de conserto do desejo do próprio Matheus. É ele, enquanto personagem e intérprete, quem fala sobre vazio, sobre falta.

Processo de cons(c)erto do desejo é uma montagem muito simples. O ator é acompanhado de dois músicos. O cenário tem uma placa espelhada, uma cadeira, um vestido e tintas amarelas. Com eles elementos Matheus é narrador, ator e filho. O resultado é bem emocionante.

Pela atuação nesta montagem Nachtergaele foi indicado ao 4º Prêmio Cesgranrio de Teatro e ao Prêmio Shell 2016.

SERVIÇO

Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele

De 02 a 27 de março de 2017, de quinta a segunda, às 20h. Teatro I – CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG), (31) 3431-9400. R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.