Disputa Nervosa ocupou o Zona Last no dia 14 de agosto. Crédito: Thiago Fonseca
15 ago 2017

Disputa Nervosa cresce em BH e ocupa novos palcos urbanos

Disputa Nervosa ocupou o Zona Last no dia 14 de agosto. Crédito: Thiago Fonseca

Thiago Fonseca *

Não há sinal melhor de que um projeto deu certo é quando independentemente de data ou local, o negócio faz sucesso. Assim tem sido a trajetória do projeto La na favelinha, em especial as Disputas Nervosas que tem promovido por aí.

Na segunda-feira, véspera de feriado, foi a vez Zona Last, tradicional bar do Santa Tereza, receber um time de responsa de dançarinos. A casa abriu as portas para mais uma edição da festa Last Nervosa – Disputa na Zona, promovida pelo Lá da Favelinha, da comunidade do Aglomerado da Serra. MC Kdu dos Anjos + Dj Seduty – Rj também agitaram a noite.

Na disputa, oito dançarinos se enfrentaram. A dança do passinho, a sarrada e os passos de funk tiraram o fôlego do público. Os passistas de ambos sexos, entre eles amadores e profissionais, mostraram que a disputa é mesmo nervosa. Todos os passinhos foram válidos: passinho do Romano, montagem, passinho foda e outros. Dessa vez quem faturou o prêmio de R$100 foi o Vitinho do bairro Caiçara que enfrentou, na final, o Brenux do Primeiro de Maio.

As batalhas promovidas pelo Lá da Favelinha são realizadas em BH e já chegaram até no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que o evento ocupou o Zona Last. A parceria surgiu do convite dos proprietários do bar e do anseio do público. Qualquer um podia participar, era só preencher uma ficha de inscrição dias antes. E o evento foi de graça, bem no meio na rua e atraiu centenas de pessoas.

“A disputa do passinho é para ocupar os espaços público, afirmar o empoderamento da favela, a nossa autoestima e a nossa luta. Viemos aqui para falar que funk é cultura e arte. Eles querem criminalizar o estilo, mas mostramos todo um processo de aculturação que é autogerido e mostra nossa comunidade”, afirma Kdu dos Anjos, idealizador e gestor do projeto.

CENTRO CULTURAL LÁ DA FAVELINHA

O Lá da Favelinha é um Centro Cultural independente do Aglomerado da Serra, idealizado por Kdu do Anjos, autogerido pelos moradores e voluntários. No espaço são oferecidas mais de 16 oficinas gratuitas de segunda à sábado. Uma delas é a do passinho, ministrada pelo “Passistas Dancy”. Além de aulas de canto, teatro, inglês, rap, capoeira e dança. O local trabalha empreendedorismo da comunidade, promove palestras motivacionais, além de festas durante todo o ano.

Quem quiser conhecer ou participar das oficinas o Centro Cultural fica na rua Dr. Argemiro Rezende Costa, 191, Novo São Lucas, Favelinha, Aglomerado da Serra. Mais informações por aqui: www.facebook.com/oficinaladafavelinha

* Com a supervisão de Carolina Braga

Gostou? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Programe-se: conheça as atrações de dez bares e boates para o Réveillon

Tem quem acredite que a energia da virada do ano dite como será o que está por vir. Quem tem fé nesse dito popular não deixa de celebrar o réveillon em grande estilo. A partir de hoje vamos publicar uma série de matérias com dicas de locais para a comemorar a chegada de 2019. Começamos […]

Leia Mais

Gastronomia Boêmia: um roteiro para explorar a Guaicurus

 Por Gabriel Lacerda e Thiago Fonseca  Ivonilda Silva não revela idade e é de pouca fala. Ainda está tímida e receosa com as visitas curiosas. Chegou à ‘Pensão Mineira’, na Rua Guaicurus, em BH, há poucos dias e ainda tenta pegar o “jeito do serviço”. Quem conhece a fama da região deve pensar que Ivonilda […]

Leia Mais

Seis espaços culturais de BH abrem editais de ocupação

Seis instituições culturais em Belo Horizonte estão com editais de ocupação abertos. Tem disponibilização de espaços para todo tipo de arte, entretanto, as artes visuais estão em destaque. Alguns também ofertam patrocínio financeiro. Confira: Palácio das Artes O Edital de Ocupação de Artes Visuais do Palácio das Artes irá selecionar três projetos para ocupar as galerias Arlinda Corrêa […]

Leia Mais

Comentários