Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Letra em Cena especial convida Carla Madeira e Giovana Madalosso 

Gostou? Compartilhe!

Pela primeira vez em sua história, no dia 27, o Letra em Cena será realizado no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Em sua primeira edição realizada no Grande Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o projeto Letra em Cena. Como ler… convida as autoras Carla Madeira e Giovana Madalosso. Assim, na terça-feira, dia 27, a mineira e a paranaense estarão no palco, sendo entrevistadas por José Eduardo Gonçalves, curador do projeto, e, claro, pela plateia. Em pauta, as obras das duas e suas formas de escrita.

O ator Odilon Esteves fará mais uma vez a leitura dramática de textos das escritoras no Letra em Cena. “O fato é que são duas autoras muito fortes, respeitadas pelos pares e queridas por seus leitores. Logo, poder ouvi-las é um privilégio para todos que apreciam a boa literatura brasileira”, observa Gonçalves. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, às 17h.

A celebrada escritora mineira Carla Madeira, em foto de Marcia Charnizon (Divulgação MTC)
A celebrada escritora mineira Carla Madeira, em foto de Marcia Charnizon (Divulgação MTC)

O Letra em Cena visa primeiramente levar a literatura de forma acessível para o grande público. Neste momento, há mais um foco, de acordo com José Eduardo. “Assim, o propósito deste Letra em Cena especial é abordar a força da literatura brasileira contemporânea a partir da ótica de duas autoras”. Gonçalves prossegue: “As mulheres conquistaram seu espaço e estão respondendo pela fatia mais potente e vigorosa da literatura em circulação. Carla Madeira e Giovana Madalosso são exemplos de ponta desta voz feminina que se impôs, com originalidade e excelência”, aponta o jornalista.

Egressas da Publicidade

A escolha pelas duas autoras tem um motivo. “Carla e Giovana têm em comum o fato de serem profissionais egressas da publicidade, trabalhando como redatoras. E, no caso de Carla, não só redigindo, mas também presidindo uma agência muito respeitada. E, ainda, têm em comum o fato de viverem este mesmo momento de destaque da literatura escrita por mulheres no Brasil”, diz o curador do Letra em Cena. Não bastasse, “elevam personagens femininas à condição de protagonistas de suas histórias”.

O curador do Letra em Cena percebe e pretende colocar à baila essa forma de escrever, que vem da publicidades. “Talvez pela experiência publicitária, ambas são muito hábeis em elaborar cenas altamente visuais. Assim, em poucas palavras, elas definem uma situação. São frases que seduzem muito rapidamente”, observa José Eduardo.

O jornalista e escritor prossegue: “Assim, a babá que planeja um sequestro ou, ainda, a garçonete que seduz e rouba seus clientes, nos livros de Giovana, e a prostituta cobiçada ou, do mesmo modo, a mãe que abandona o filho na calçada, nas obras de Carla, são figuras literárias que grudam em nossa cabeça de leitores, prova do domínio narrativo de ambas”, diz.

Características distintas

Mesmo com todas essas semelhanças, José Eduardo entende que as duas convidadas do Letra em Cena também possuem características muito distintas. “Assim, são donas de voz literária própria. É na diversidade que elas apontam para a força da literatura que floresce no país nos últimos anos”, observa o curador. Carla Madeira é dramática, leva para seus escritos um clima tenso com a emoção pujante. Giovana Madalosso tem uma escrita irônica e acidez. “Mas ambas estão sempre tratando do que há de mais humano em nós. Com delicadeza ou sarcasmo, elas nos conduzem ao que temos de mais íntimo”, revela José Eduardo.

Durante a sessão do Letra em Cena, José Eduardo vai focar primeiramente nas obras como “Tudo é Rio” e “Véspera”, de Carla, e “Suíte Tóquio” e “Tudo pode ser roubado”, de Giovana. “Me interessa entender o processo de escrita de cada uma”. Ele lembra que  Carla já confessou que “Tudo é Rio” ficou 14 anos parado. “Já que ela iniciou o texto, decidiu parar e demorou todos esses anos antes de retomá-lo. É uma história interessante a ser compartilhada com o público”. Já Giovana tem conciliado o ofício de escritora com crônicas publicadas semanalmente na Folha de São Paulo. Assim, é uma autora em permanente exposição. “Até onde isso influencia em sua literatura é algo também a ser debatido”, conta o jornalista.

Serviço

Letra em Cena. Como ler Carla Madeira e Giovana Madalosso

Data: 27 de junho de 2023, terça-feira
Horário: 19h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes)
Classificação: livre
Ingressos: gratuitos na Bilheteria do Teatro no dia do evento a partir das 17h

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]