28 nov 2017

‘Pratas da casa’ fazem a festa dos 120 anos de BH

Por Thiago Fonseca *

Se você está pensando em sair de Belo Horizonte no feriado de 12 de dezembro, desista deste plano!
Fica: vai ter bolo e mais de 170 atrações em comemoração aos 120 anos da cidade. As festividades serão realizadas em diversos pontos de BH, em 12 dias, um para cada década de vida. Tudo vai rolar entre os dias primeiro e 12 de dezembro. Tem atração para todo gosto e de graça. A Prefeitura afirmou ter investido mais de um milhão de reais.
Skank, Supultura, Marcelo Veronez, Flávio Renegado e Tamara Franklin estão entre os destaques das atrações musicais. O Grupo Galpão também se apresenta na festança. Para a hora do Parabéns a promessa é de bolo para mais de 20 mil pessoas. A distribuição será na Praça da Estação e no Restaurante Popular da Rodoviária.
O pacote BH 120 anos ainda inclui city tour, eleição da Corte Real Momesca 2018, Cantata de Natal, exposições.

Skank faz show no dia do aniversário de BH. Crédito: Reprodução Internet

Descentralização

 “A cultura quem faz é o cidadão e por meio da participação vamos celebrar o aniversário de BH, buscando sintonia com a cidade e com movimentos artísticos regionais. Vamos trazer para a festa não só artistas com carreiras sólidas, mas também os artistas com trabalho voltado para sua comunidade”, explica a diretora de promoção das artes da Secretaria de Cultura, Aline Vila Real.
Na vibe de ocupar os espaços da cidade, os Centros Culturais receberão programação intensa, com circulação dos artistas, nos três primeiros dias de comemorações. De 8 a 12 de dezembro as atrações teatrais, oficinas e exposições comemorativas vão ocupar os teatros Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado, todos com uma grande conexão com a comunidade ao redor.

Duelo de MCs, Disputa Nervosa e Gaymada

 

Os museus da Pampulha e MIS Cine Santa Tereza, receberão  programação especial com filmes de artistas e realizadores de Belo Horizonte. O Viaduto Santa Tereza terá Duelo de MC’s, no dia 10, Gaymada, no dia 9, e lançamento do CD Lá da Favelinha com disputa Nervosa. A Praça Sete acolherá o encontro de movimentos de soul, no dia 08,  show de Marcelo Veronez, no dia 10.
A queridinha dos festeiros, a Praça da Estação, será placo para grandes atrações musicais. No dia 02, será a eleição da Corte Real Momesca 2018. Participam diversos blocos carnavalescos e desfile da Escola de samba Acadêmicos de Venda Nova e do Blocos Caricato Mulatos do Samba, ambos campeões do Carnaval 2017.
No dia 03, tem Sepultura e, no dia 12, aniversário de BH, será a vez de Skank e o grupo Bala da Palavra.  Intervenções urbanas e oficinas, paralelas aos shows, também acontecerão no dia.

Continua após a publicidade

Parque Municipal

 

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro de BH, que faz aniversário junto com a cidade, será palco para atividades de saúde e cultura. No dia primeiro, tendas serão montadas no local com informações sobre a Aids. Do dia 8 a 10, o parque receberá programação para as crianças.
As atrações foram escolhidas por sete curadores e produtores de diversas áreas artísticas. “Dessa forma, pudemos descentralizar e contemplar múltiplas artes”, explica Aluizer Malab, presidente da Belotur. Malab também promete uma festa com organização, segurança e banheiros químicos em todos os lugares.

Nova marca turística de BH. Reprodução

Nova marca 
Com o aniversário, Belo Horizonte ganhará ainda ‘roupa nova’. O lançamento da marca turística renova a imagem da cidade nos seus 120 anos, com estética contemporânea, alegre e convidativa. Com o slogan “Belo Horizonte: Surpreendente”, ela propõe o diálogo com os moradores, turistas e investidores da cidade.
*Sob a supervisão de Carolina Braga

Gostou? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Evento do VAC discute o nu na arte a partir de quadro de Manet

Cento e cinquenta e cinco anos se passaram desde que Édouard Manet pintou o quadro “O Almoço Sobre a Relva”. A obra traz o nu à tona. Na época o tema foi alvo de críticas e polêmicas. É incrível que ainda hoje o nu seja tabu. “A ideia do evento foi convidar artistas, de diferentes […]

Leia Mais

Mostra Disruptiva tira espectador do lugar comum no CCBB-BH

Por Thiago Fonseca* Pode ser embalado a vácuo, com outra cabeça, gangorrando ou espremido. Na exposição Disruptiva, que integra a programação do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o público poderá experimentar sensações inimagináveis dentro de um museu. É chegada a hora do visitante se tornar protagonista, criador e até mesmo obra de arte. […]

Leia Mais

Jantar Secreto surpreende paladares mais tradicionais no VAC

Por Thiago Fonseca  Já imaginou ir a um jantar onde o cardápio é secreto e feito com alimentos que seriam descartados? Pois então, essa foi a ideia de uma das intervenções artísticas desta edição do Verão de Arte Contemporânea, realizada nesta quarta-feira, 10. Trinta convidados valorizaram uma comida sem rótulos, promovendo uma noite de experiência […]

Leia Mais

Comentários